segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A LANTERNA DOS LUMIÈRE: JET LI É O MESTRE DAS ARMAS

Resenha

por Enzo Carlo Barrocco


A vida agitada de Huo Yuanjia






O Mestre da Armas (Huo Yuanjia), Ação, China/Hong Kong/EUA, 2006, 103 min. Direção: Ronny Yu. Com: Jet Li, Jon T. Benn, Collin Chou, Anthony De Longis, Masato Harada, Nathan Jones, Mike Leeder, Jean Claude Leuyer, Shido Nakamura, Hee Ching Paw, Ian Powers, Yun Qu, Li Sun, Brandon Rhea, Yong Dong.


Jet Li, o digno sucessor de Bruce Lee, presenteia o seu público com este filme sensacional que é um dos seus melhores trabalhos. Baseado na vida do mais famoso lutador da China do século passado, Huo Yuanjia (Xiaonan 1869 – Xangai 1910) e que foi fundador da escola de artes marciais Jingwu. Portanto, baseado em fatos reais, o filme nos mostra de que maneira Yuanjia lutou para reprimir a tentativa de invasão dos estrangeiros à China do início do século XX. Antes disso, entre os plantadores de arroz, teve que aprender a humildade, ao mesmo tempo em que conhece uma jovem cega que o toca profundamente. O filme é recheado de lutas marciais que foram coreografadas por Yuen Wo Ping, experimentadíssimo profissional, em Hollywood há bastante tempo. As encenações das lutas são de uma perfeição inacreditável e a atuação de Li surpreende, em vista de outros filmes em que ele atuou. Até quem não é fã do gênero certamente irá gostar de assistir.



Nenhum comentário:

ALVARENGA PEIXOTO: O POETA INCONFIDENTE

Inácio José Alvarenga Peixoto, poeta fluminense (Rio de Janeiro 1744 – Ambaca, Angola 1793), estudou no Colégio dos Jesuítas no Rio de Janei...