quinta-feira, 28 de abril de 2016

LEÔNIDAS DA SILVA NA MÁQUINA DO TEMPO


Leônidas da Silva, o brasileiro mais conhecido nos anos 1940, ficou notabilizado como o "inventor" do lance identificado como "bicicleta", aqui em treinamento na Itália para a Copa de 1934. 


 

terça-feira, 12 de abril de 2016

NOTAS PEQUENAS - O ENIGMA DA MEGA-SENA


Croniqueta

por Enzo Carlo Barrocco




O povo brasileiro anda desconfiadíssimo com relação às loterias da Caixa Econômica Federal, principalmente, quanto à Mega-Sena. É impressionante como esse jogo acumula ao longo de vários sorteios fazendo com que mais pessoas joguem e a Caixa consiga maiores lucros com essa prática. O espantoso é que a chamada “Mega-Sena  da Virada”, com milhões de apostas realizadas, assim como os sorteios tradicionais, não acumula. É uma lógica que realmente não dá para entender. Nesses tempos em que a corrupção grassa em todos os setores,  mais especificamente na política, tem sentido admitir que estamos sendo lesados por um grupo inescrupuloso  patrocinado pelo próprio Governo Federal, como está sendo levado a cabo na Petrobrás, BNDES e tantas outras empresas estatais.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

HENRY PURCELL NA SEARA DOS NOTÁVEIS




Henry Purcell (Londres 1659 – Idem 1695) compositor erudito inglês pertenceu a uma célebre família de músicos. Ainda muito cedo entrou para o coro da capela real exercendo as funções de copista de música e organista da abadia de Westminster. Foi compositor das cortes durante os reinados de Carlo II, Jaime II e Guilherme III escrevendo inúmeras peças dramáticas, religiosas e instrumentais, além de canções. Com a ópera “Dido and Aeneas” lança os fundamentos da ópera nacional inglesa. Fez várias composições instrumentais para teatro e canções interpoladas nos diálogos. As mais elaboradas de todas as seus peças de cunho religioso são Myheart is inditing executa na abadia de Westminster, por ocasião da coroação do Jaime II e Te Deum and Jubilate, ambas de 1694, em dedicação ao dia de Santa Cecília. O magnífico trabalho de Purcell ainda inclui uma boa quantidade de canções profanas, duetos, cantatas, fantasias para cordas, suítes para cravo, pequenas peças para harpa e órgão, além de sonatas para dois violinos, baixo e contínuo. Handel sofreu grande influência de Purcell no âmbito da música coral. Henry foi o mais profícuo dos compositores da família Purcell. 


sexta-feira, 1 de abril de 2016

SEGREDOS SUPREMOS


BELÉM: ONTEM E HOJE 3


REGISTRO 1: Início da Av. Almirante Barroso, vendo-se à esquerda o busto do presidente Juscelino Kubitschek e o antigo prédio da CIFEMA. Autor desconhecido. Meados dos anos 1960.

REGISTRO 2: Início da Av. Almirante Barroso, sendo que o busto  foi retirado. Ainda, à esquerda o antigo prédio da CIFEMA, assim como outros prédios mais recentes. .Por Enzo Carlo Barrocco, 2016




ALVARENGA PEIXOTO: O POETA INCONFIDENTE

Inácio José Alvarenga Peixoto, poeta fluminense (Rio de Janeiro 1744 – Ambaca, Angola 1793), estudou no Colégio dos Jesuítas no Rio de Janei...