sábado, 27 de julho de 2019

MARIE CURIE NA MÁQUINA DO TEMPO

Marie Curie, cientista polonesa, entre outros trabalhos, descobriu o plutônio e as ondas eletromagnéticas. Primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel; ganhou dois, aliás (física e química). Na foto aos 53 anos, em 1920.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

O GRAMOFONE DE BERLINER: JERRY ADRIANI

Jair Alves de Sousa, o Jerry Adriani (São Paulo 1947 – Rio de Janeiro 2017), cantor, apresentador e ator paulista, iniciou sua carreira como vocalista do conjunto Os Rebeldes. Depois, apresentou na TV Tupi de São Paulo, programas de rock e A Grande Parada, programa que apresentava intérpretes notórios da música brasileira. Com uma voz poderosíssima, Jerry foi destaque no movimento Jovem Guarda nos anos 1960, embora tenha prosseguido sua belíssima carreira após o término do movimento. Aqui seu álbum "Um Grande Amor", de 1965, que trazia as canções "Querida,", "Triste Amor" e "Só Ficou o Adeus" que se tornaram grandes sucessos ao longo dos anos.

terça-feira, 16 de julho de 2019

A LANTERNA DOS LUMIÈRES - OS CAÇADORES DE AVENTURAS

A LANTERNA DOS LUMIÈRES - OS CAÇADORES DE AVENTURAS

HARRISON FORD, O AVENTUREIRO

INDIANA JONES E OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (RAIDERS OF THE LOST ARK)

Ação, EUA, 1981, 1h55. Direção: Steven Spielberg. Com: Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman, Ronald Lacey, John Rhys-Davis, Denhoim Elliot.

*Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria “Os Dez Mandamentos” que Deus havia revelado a Moisés no Monte Horeb. Mas, como a lenda diz, o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler. Assim, os nazistas também vão fazer de tudo para adquirir esse precioso objeto.

TV ABERTA / GLOBO



quinta-feira, 4 de julho de 2019

A PALETA DO GÊNIO: TARSILA DO AMARAL

Tarsila do Amaral (Capivari 1886 — São Paulo 1973) pintora, desenhista e tradutora paulista é uma das figuras centrais da pintura da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. O quadro Abaporu, sua obra-prima, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas brasileiras.

**

ABAPORU
Óleo sobre tela, 1928
Dimensões: 85 x 72 cm
Museu de Arte Latino Americana
Buenos Aires, Argentina


 

ALVARENGA PEIXOTO: O POETA INCONFIDENTE

Inácio José Alvarenga Peixoto, poeta fluminense (Rio de Janeiro 1744 – Ambaca, Angola 1793), estudou no Colégio dos Jesuítas no Rio de Janei...