domingo, 21 de fevereiro de 2021

A LANTERNA DOS LUMIÈRES: A FÚRIA DO BICHO



















RESENHA 

ÁGUAS PERIGOSAS 

MEGALODON (MEGATUBARÃO) 

Ação / Ficção Científica, EUA, 2018, 1h52.

Direção: Jon Turteltaub. Com: Jason Statham, Ruby Rose, Li Bingbing, Rainn Wilson, Cliff Curtis, Jessica McNamee, Page Kennedy, Shuya Sophia Cai. 

Produtores: Atelles Entertainment, Maedey Productions e Warner Bros. 

Em uma estação de pesquisas nas profundezas do Oceano Pacífico, a tripulação fica a mercê de um grande  perigo. De repente uma criatura pré-histórica ataca. Um tubarão, o Megalondon, de 20 metros que, acreditava -se estar extinto, entra em ação colocando pânico na guarnição. Jonas Taylor, um mergulhador experimentado em resgates nas águas profundas, é contratado para tentar contornar a situação. Segundo Lucas Salgado, crítico  de cinema: "Não chega a ser trash como um Sharknado da vida, sendo de fato uma produção bem trabalhada, com ação envolvente e bons efeitos especiais". É... pode ser uma boa diversão assisti-lo. 

ENZOCB2021

domingo, 14 de fevereiro de 2021

O PONTO DO LIVRO: O MEU PÉ DE LARANJA LIMA

O Meu Pé de Laranja Lima, publicado em 1968, escrito por José Mauro de Vasconcelos (Rio de Janeiro 1920 - São Paulo 1984) é um romance juvenil que foi traduzido para 52 línguas e publicado em 19 países. Foi, também, adotado em escolas e adaptado para o cinema, televisão e teatro. Em 1970, foi adaptado para filme. Baseadas no romance, foram criadas três telenovelas: em 1970, exibida pela TV Tupi; em 1980 e 1998 exibidas pela TV Bandeirantes. Na Coreia do Sul, em 2003, foi adaptado para quadrinhos numa edição de 224 páginas. Em 2012, uma nova versão cinematográfica, dirigida por Marcos Bernstein, foi produzida e exibida durante o Festival do Rio, em 19 de abril de 2013. Zezé era um menino com 6 anos de uma uma família numerosa que passava grandes dificuldades. A mãe trabalhava numa fábrica,  enquanto o pai estava desempregado. O Meu Pé de Laranja Lima foi o romance de maior sucesso editorial do irrequieto José Mauro de Vasconcelos, que serve-se de sua experiência pessoal para retratar o choque sofrido na infância com as bruscas mudanças de vida. O livro foi escrito em apenas 45 dias. 

*€NZOCB2020



sábado, 13 de fevereiro de 2021

O POEMA E A POETA: GLÓRIA PEREZ

 O POEMA E A POETA: GLÓRIA PEREZ 


O POEMA.. 


fogos 


o meu amor tem artifícios

vários

isso de fazer juras

dizer que não te esqueço e espero

toda noite

com a porta destrancada

e para encanto teu,

num gesto de comício

rasgar o coração

de puro vício 

...E A POETA 

Glória Maria Rebelo Ferrante, a Glória Perez, acreana de Rio Branco, telenovelista, roteirista, produtora e poeta, no convés da fragata desde 1948, é mais conhecida pelas telenovelas de sucesso que tem escrito para a TV Globo. A autora, em 2010, ganhou o Prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela por seu trabalho em "Caminho das Índias". Glória pontuou algumas tragédias em sua vida, tendo superado até um linfoma (tipo de câncer). Embora a vida atribulada, Glória tem se destacado com as suas telenovelas e minisséries de grandes sucessos ao longo de sua carreira. Desde "Eu Prometo" (com Janete Clair), 1983,  até "Eu, a Vó e a Boi" (com Miguel Fallabela e Eduardo Hanzo), 2019, passando por vários trabalhos solos, a autora tem se destacado ganhando inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Poucos conhecem a faceta poeta de Glória, com os seus textos tendendo para o gênero erótico. No Acre, foi homenageada pela Prefeitura ao dedicarem seu nome em uma escola estadual em Rio Branco, onde ela nasceu, denominada Escola Estadual Glória  Perez. A autora continua levando entretenimento televisivo com as suas novelas, séries e minisséries. 

ENZOCB2021



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

ÉDITH PIAF E MARLENE NA MÁQUINA DO TEMPO

Édith Piaf, a genial cantora, compositora e atriz  francesa, aos 44 anos e a não menos talentosa Marlene, cantora  e atriz, a eterna Rainha do Rádio, aos 37 anos, em uma visita que Piaf fez ao Brasil em 1959.



ALVARENGA PEIXOTO: O POETA INCONFIDENTE

Inácio José Alvarenga Peixoto, poeta fluminense (Rio de Janeiro 1744 – Ambaca, Angola 1793), estudou no Colégio dos Jesuítas no Rio de Janei...