segunda-feira, 29 de maio de 2023

VITROLA GERAL: VIDA BOÊMIA

VITROLA GERAL: VIDA BOÊMIA (1978)

Por: João Nogueira (Rio de Janeiro, RJ 1941 - Idem 2000)

Gravadora: EMI/Odem 

Destaques para: Bares da Cidade (João Nogueira/Paulo César Pinheiro), Recado ao Poeta (Eduardo Gudin/Paulo César Pinheiro) e A Cor da Esperança (Cartola/Roberto Nascimento) 

O inigualável João Nogueira nos traz neste álbum toda malandragem carioca ali pelo final dos anos 1970. A batida inconfundível e a voz maravilhosa de João nos encantam com letras excepcionais dos poetas do samba como Cartola, Paulo César Pinheiro, Noel Rosa, assim como do próprio Nogueira que era um exímio compositor.  A discografia desse sambista do Rio de Janeiro é ampla, mas reserve um momento para ouvir Vida Boêmia, um dos grandes trabalhos do grande João Nogueira. ECB.



sábado, 27 de maio de 2023

LIVROS NOTAVEIS: INSÔNIA

LIVROS NOTÁVEIS: INSÔNIA (1947)

Autor: Graciliano Ramos (Quebrangulo, Alagoas 1892 - Rio de Janeiro 1953)

Gênero: Contos

Edição: Record 

O excepcional escritor alagoano nos apresenta nesse livro treze contos que falam, principalmente, de morte, envelhecimento e injustiça social. Diversas situações, além  dessas, são abordadas por Graciliano evidenciando fragilidades e angústias. A economia vocabular, a secura emotiva e a precisão psicológica são a marca registrada desse genial romancista, contista, cronista, jornalista, memorialista e político nordestino. ECB.



quinta-feira, 25 de maio de 2023

GÊNIOS DAS TINTAS: SOFONISBA ANGUISSOLA

QUADRO: A PARTIDA DE XADREZ (1555)

Artista: Sofonisba Aguissola (Cremona 1532 - Palermo 1625) pintora italiana
Material: Óleo sobre tela
Dimensões: 72cm x 97cm
Localização: Museu Nacional de Poznań, Polônia.

A partida de xadrez é uma pintura de óleo em que a artista retrata suas irmãs jogando uma partida de xadrez, as quais são observadas por uma mulher mais velha que provavelmente seja uma amiga. Sofonisba Anguissola foi uma pintora renascentista italiana que conquistou fama internacional, muito admirada, inclusive, por Michelângelo. Foi Anguissola que abriu caminho para que outras mulheres começassem a ser aceitas em escolas de artes. Esse quadro, evidentemente, é um dos primeiros desse gênero e que retrata o cotidiano da corte se destacando pela representação de mulheres jogando xadrez. EBC.



segunda-feira, 22 de maio de 2023

A MAGIA DO CINEMA: A DAMA DE SHANGHAI

A MAGIA DO CINEMA: A DAMA DE SHANGHAI, EUA, 1947  Drama 1h32min. Direção: Orson Welles . Com: Orson Welles Rita Hayworth, Glenn Anders, Everett Sloane, Erskine Sanford, Carl Frank, Ted de Corsia, Gus Schilling, Lou Merrrill, Wong Artarne, Harry Shannon, Evelyn Ellis. 

Contratado por um rico deficiente para trabalhar em seu iate, Michael O'Hara (Orson Welles) é um marinheiro que se vê envolvido pela bela esposa do patrão. Sentindo atração pela estonteante patroa (Rita Hayworth), Michael O'Hara é envolvido em uma perigosa trama de intriga e crime. Na viagem a São Francisco, Grisby, o parceiro do patrão de O'Hara, o induz a forjar a sua própria morte para receber o seguro de vida. Um clássico  Hollywoodiano com a presença de dois ícones do cinema americano: Welles e a eterna Rita Hayworth. ECB.




quarta-feira, 17 de maio de 2023

A MAGIA DO CINEMA: CASABLANCA

A MAGIA DO CINEMA: CASABLANCA EUA, 1942,  Drama 1h42min. Direção: Michael Curtiz . Com: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Peter Lorre, Claude Rains, Madeleine Lebeau, Sidney Greenstreet, Dooley Wilson, Joe Page. 

Um dos maiores clássicos do cinema mundial, Casablanca conta a história de um exilado americano que foge para a cidade de Casablanca, no Marrocos, a época da Segunda Guerra, passando a administrar uma casa noturna. Lá aparece uma antiga paixão, agora casada, que está sendo perseguida pelos nazistas e que precisa de ajuda para fugir. Bogart e Bergman estão soberbos neste filme extraordinário.  ECB.



segunda-feira, 15 de maio de 2023

VITROLA GERAL: A PESCARIA DO AMIGO DE FÉ

VITROLA GERAL: A PESCARIA (1965)

Por: Erasmo Carlos (Rio de Janeiro, RJ 1941 - Idem 2022)
Gravadora: RGE

Destaques para: A Pescaria (Erasmo e Roberto Carlos), Festa de Arromba (Erasmo e RobertoCarlos), Minha Fama de Mau (Erasmo e Roberto Carlos)

Este é o álbum de estreia do cantor e compositor Erasmo Carlos lançado em 1965 pela gravadora RGE, o qual foi produzido pelo próprio Erasmo. A banda Renato e Seus Blues Caps dá a sua luxuosa contribuição a Erasmo, exceto a faixa "Minha Fama de Mau", do ano anterior, que se tornou um dos maiores sucessos de Erasmo. A canção A Pescaria, que dá título ao álbum, é graciosamente linda. Salve Erasmo, o nosso querido "Tremendão". ECB.



sexta-feira, 12 de maio de 2023

GÊNIOS DAS TINTAS: SALVADOR DALÍ

GÊNIOS DAS TINTAS: SALVADOR DALÍ

QUADRO: A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA (1931)
Artista: Salvador Dalí (Figueres 1904 - Idem 1989) pintor espanhol
Material: Óleo sobre tela, bronze
Dimensões: 24xm x 33cm
Localização: Museu de Arte Moderna de Nova Iorque

A Persistência da Memória é uma das grandes criações do genial pintor surrealista espanhol Salvador Dali, pintura esta concebida em 1931. Esse trabalho é reconhecido como uma referência à cultura popular. Dalí, em suas memórias, conta que levou duas horas para pintar a maior parte da obra. O trabalho completo, afirmava ele, levou cinco horas para ser finalizado. Esse é um dos quadros mais famosos da história da arte. ECB.



segunda-feira, 8 de maio de 2023

LIVROS NOTÁVEIS: ROSAS ESQUECIDAS

LIVROS NOTÁVEIS: ROSAS ESQUECIDAS (2022)

Autora: Martha Hall Kelly (Milton, Massachusetts, 1972)

Gênero: Romance

Edição: Intríseca 

Este é o segundo romance da escritora Martha Hall Kelly que se baseia em uma história real para contar a aventura de Eliza Ferriday que, em 1914,  está mais interessada em viajar para São Petersburgo, com sua amiga Sofya Streshanayva, do que se preocupar com a guerra que se aproxima. Alguns nova-iorquinos tratam o assunto com profundo desdém, portanto sem se importar com esse assunto. O romance apresenta uma excelente narrativa que celebra os laços indestrutíveis ​​da amizade entre mulheres, especialmente durante os momentos mais complexos da história mundial. ECB.



domingo, 7 de maio de 2023

JAMES DEAN NA MÁQUINA DO TEMPO

JAMES DEAN  NA MÁQUINA DO TEMPO


O irrequieto James Dean, ícone do cinema americano, aqui aos 7 anos de idade, em pose para a eternidade. Dean morreu jovem, aos 24 anos, vítima de um acidente automobilístico.  Esta foto data de 1938.



terça-feira, 2 de maio de 2023

VITROLA GERAL: OS TRAPALHÕES NA SERRA PELADA

VITROLA GERAL: OS TRAPALHÕES NA SERRA PELADA (1982)

Trilha do filme homônimo 

Por: Renato  Aragão (Didi), Dedé  Santana, Antônio Carlos Bernardes Gomes (Mussum) e Mauro Faccio Gonçalves (Zacarias) 

Gravadora: Som Livre 

Destaques para: Procurei Tereza (Renato Aragão); Perdi Minha Nega Num Forró (Renato Aragão) e Embolando na Serra (Braulio Tavares/Lenine). 

O álbum Os Trapalhões na Serra Pelada constituiu a trilha sonora do filme do mesmo nome estrelado pelo famoso quarteto de comediantes que divertiu gerações. O filme foi uma das superproduções cinematográficas brasileiras à época em que foi lançado. A propósito, foi a melhor das muitas produções do grupo. Os músicos Sivuca e Paulinho Tapajós, juntamente com Aragão, assinaram esse magnífico trabalho. Música nordestina e brasileira da melhor qualidade e, excelentemente, bem executada. A irreverência do quarteto Trapalhão encantava não só  as crianças,  mas os adultos também. Ressalte-se as composições de Renato Aragão, verdadeiras joias do humor brasileiro. ECB.



ALVARENGA PEIXOTO: O POETA INCONFIDENTE

Inácio José Alvarenga Peixoto, poeta fluminense (Rio de Janeiro 1744 – Ambaca, Angola 1793), estudou no Colégio dos Jesuítas no Rio de Janei...